terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Mas o que há de errado com esses pagodeiros????




Eu confesso que não sou das mais pagodeiras. Conheci cedo o jazz improvisado de Billie Holiday, a levada do violão de Caetano, o piano de Ray Charles. Mas isso não me impediu de curtir meu pagodinho, em especial meu Exaltasamba (com Chrigor, lógico!)! E como sou a pessoa mais chata que conheço, até meu Exalta começou a ser alvo das minhas críticas. Que letras são essas meu São Benedito???? As meninas choram nos shows, desmaiam, cantam junto! Vejam só! CANTAM JUNTO!!!!!!!! Explico. Quando eu era pequena e minhas irmãs mais velhas ouviam pagode, geralmente a letra era de uma mulher que estava longe do cara e ele estava sofrendo, ou sobre sua paixão por essa mesma mulher, puro romantismo nas pagodeirinhas. Mas hoje, o vocalista do meu grupo do coração, as composições soam aos meus ouvidos tão imbecis e machistas (será que ele sabe soletrar m-a-c-h-i-s-t-a?), que pra mim é como debochar das fãs e ainda ter o apoio delas. Vamos a alguns trechos dos “pagodinhos” aos quais me refiro e em vermelho o que ele realmente quer dizer:



(...)Cara de pau você chega de mansinho conquista meu carinho mais depois me deixa mal
(Menina você pode até ficar comigo, mas se sair dizendo que eu “tô” te pegando, queima meu filme)

Não mete essa assim você vai me quebrar
(Não sai contando que eu perco minha fama de “pegador”)

A nossa história toda noite é passageira
(Eu saio com você mas não espere compromisso)

Mas com você vi não da pra brincar
(Mas vi que você é inteligente, não dá pra aplicar qualquer conversinha mole)

Lá no pagode todo mundo tá dizendo
(Quando eu chego nas meninas no pagode elas me contam que já ficaram sabendo de como é meu papo brabo!)

Se quer ibope pode crer você ganhou
(Se quis alertá-las, e me queimar, conseguiu)
Não precisa falar usa essa boca só pra me beijar
(Não precisa sair falando, deixa eu te pegar na maciota)

Quem precisa saber? se na hora do love é so eu e você
(Quem é que precisa saber, se eu só te quero mesmo pra... ãh ãh ãh)


( “Cara-de-pau”, Exaltasamba)



“(...)Peço por favor não se apaixone, pois não sou aquele homem que um dia o seu pai sonhou
(Peço, por favor, não fique me enchendo o saco, me ligando no outro dia, porque o sonho do seu pai quer dizer NAMORADO, e não vai rolar)
Eu só tenho cara de santinho
(pra te levar pra cama até digo que te amo)

Sempre faço com jeitinho
(eu sei como te comover)

Coitada de quem acreditou..
(e não é que meu papo furado funciona mesmo?)
Eu...prometo te dar carinho
(eu prometo que enquanto tu tiver no meu “apê” eu vou te tratar como se te amasse)

Mas gosto de ser sozinho livre pra voar...
(mas gosto de ser galinha, trovar, usar e me gabar)

Quem sabe um outro dia a gente possa se encontrar de novo”
(quem sabe quando minha mãe viajar novamente e eu estiver na seca eu te ligue de novo)

(“Livre pra voar”, Exaltasamba)


Gente... não, né? Não dá pra agüentar! Estou criticando no maior tom de humor, claro! Quem sou eu pra dizer o certo e o errado nessa vida. Mas me expressar, com certeza, eu farei, sempre. O mundo está cheio desta “tralha” que chamamos de música. Aqui em casa quando alguém escuta uma dessas duas, logo aumenta o volume do rádio pra me incomodar. E as meninas chorando quando eles tocam nos shows! E choram depois porque os pagodeirinhos do bairro delas não ligam no outro dia. Copiaram de quem??? “Se elas gostam do famoso cantando isso, eu fazendo igual é maneiro.” Coisas dessa vida...

2 comentários:

  1. Bom, pra começar eu digo que odeio pagode. Acho fresco, fútil e até mesmo obsceno. O único pagode que eu gosto é o do Zeca Pagodinho. Isso sim é pagode de verdade.
    Você disse que antigamente as letras eram melhores. Eu já acho que o problema não é esse. O que eu acho é que era tudo a mesma coisa, mas por a gente ser mais novo, não percebe algumas coisas. Hoje, com a maturidade e coisas mais importantes pra nos preocuparmos, algumas coisas parecem bem idiotas mesmo.

    ResponderExcluir
  2. A mass mídia exige músicas com conceito já proposto. As indústrias musicais não querem saber de tropicália, gil e caetano. Ninguem mais pensa nas múscicas como apreciação. A verdade é que música virou sinônimo de dança e de mela-mela de dor de cotovelo. Esse moço "Luan Santana" que surgiu é da mesma trupe. E as meninas choram e se rasgam porque ele "lhes deu o sol lhes deu o mar (e vai ganhar seus corações)" pois as meninas são "raio de saudade e meteoro da paixão"

    ResponderExcluir