quarta-feira, 15 de julho de 2009

O poder da mulher negra



Ontem estava conversando com um amigo pelo msn e surgiu o tema "mulher negra". O que mais me admirou foi a sinceridade dele em afirmar que a maioria dos homens tem medo da mulher negra. Mas o medo, que à princípio me pareceu apenas sexual, pelo que apurei no decorrer da conversa, era o de se relacionar com uma de nós. Infelizmente, ao mesmo tempo em que somos "rejeitadas" por alguns dos homens afrodescententes por, pasmem, sermos um sinal de retrocesso e não de progresso quando o assunto é casamento, ainda causamos medo nos não-negros pelo mesmo motivo. Lembro que a primeira reportagem que li à respeito desse assunto foi na revista Raça Brasil. Eu tinha uns 15 anos, talvez menos, e algumas frases me chocaram profundamente. Era a primeira vez que eu lia alguém dizendo abertamente que "abraçar uma mulher negra era como abraçar a escravidão". Foi como levar uma chibatada nas costas! Até então eu não tinha entendido o porquê de eu ser rejeitada na escola pelos mesmos colegas que quando estavam em um lugar mais "calmo" queriam ficar comigo. E mesmo quando eu ficava, no outro dia, a que aparecia com eles no recreio era a menina branca. E não falo só pelos negros não, mas por todos! Meu orgulho pela minha negritude foi um longo trajeto de lágrimas e complexos. Houve um tempo em que eu desejava ser branca. Porque achava que era feio ser eu! Quanto mais o tempo passou, mais eu comecei a entender como lidar com isso. Eu sinto claramente como as pessoas me sexualizam, como vêem as negras com um olhar puramente sexual, as mais quentes, fogosas, pra não dizer coisas piores! Ah...somos ótimas amantes! Mas na hora de apresentar pra mãe...meus amigos...a coisa muda de figura! Cansei de discutir nos fóruns Terra e do Mundo Negro. Cada vez que eu desbancava alguém numa discussão, a baixaria começava! Sua NEGRA ISSO, NEGRA AQUILO... Irritamos até se somos cultas! Cheguei à conclusão de que as pessoas não vão mudar. Esses pensamentos estão impregnados de tal forma em suas mentes que são passados de pai para filho. Homens brancos com vergonha de apresentar namoradas negras para a família, homens negros querendo "clarear" a raça... esses absurdos sempre existirão. Mas meu conselho para todas as mulheres negras é: SE AMEM! Estudem, seja vaidosas, cultas, senhoras de si! A aprovação de um homem não representa absolutamente nada para uma mulher forte e determinada que tem consciência de seu potencial!

5 comentários:

  1. A questão é afirmar-se. Não, contudo, segregar-se. Sou a favor, de tudo que envolva o equilibrio social. O pensador Adorno,e o próprio Marx - propositor de Adorno - já falava sobre a dicotomia, e divisão entre as classes. É direito negro retomar, para a si a questao igualitaria, que, por conseguinte, não há na atualidade. Salve Salve!!

    ResponderExcluir
  2. SOMOS FORTES LINDAS E PODEROSAS. NÃO DESANIMAMOS DIANTE DOS OBSTÁCULOS DESSA SOCIEDADE EXCLUDENTE, SEJA NA VIDA SOCIAL, SEJA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. É CLARO, QUE ESTOU FALANDO NA RELAÇÃO DE ESCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO QUE TANTO ATINGE A MULHER NEGRA

    ResponderExcluir
  3. Não podemos ficar parados no tempo....o interessante é que somos as mulheres mais lindas deste Brasil, que não precisamos provar isso a ninguém...isso realmente é visivel....vamos a luta ...o preconceito existe com certeza...mas nós somos nós...somos negras mas com classe ...

    ResponderExcluir
  4. Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34)

    ResponderExcluir
  5. É importante saber o que o Criador não faz acepção de pessoas (Atos 10:34)."Deus tem poder sobre o reino dos homens e o dá a quem quer"(Daniel 4:25).Deus salvou o povo hebreu (atual judeu) dos egípcios e os colocou em posição de destaque no cenário mundial (Levítico 25:38). Jesus veio à Terra buscar a "raça eleita"(IPedro 2:9).

    ResponderExcluir